sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos

Michael Jackson morre aos 50 anos

Após muita especulação, o Instituto Médico Legal de Los Angeles confirmou a morte do cantor Michael Jackson, ocorrida na tarde desta quinta-feira (25).

Michael Jackson, 50 anos, sofreu uma parada cardíaca, segundo informou em primeira mão o site TMZ. O astro pop foi levado às pressas para o Hospital UCLA de Los Angeles, na Califórnia. Médicos do hospital tentaram reanima-lo por mais de uma hora, mas ele não resistiu.

O corpo do astro passará por exames para detectar a real causa da morte, incluindo exames de toxicológicos.

Duvidas e rumores

Toda imprensa internacional teve dúvidas, por horas, sobre a morte de Michael. Até o início da noite, o óbito ainda não havia sido confirmado pelo hospital .

O capitão Steve Ruda informou que os paramédicos foram chamados às 12h26, horário local (16h26, horário de Brasília). Foram feitos os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, antes mesmo de levá-lo para o UCLA Medical Center.

Jackson entrou em coma a caminho do hospital.

Ainda no início da noite, o porta-voz do hospital informava que os dados de pacientes são confidenciais e nada pode ser dito sobre o estado de saúde ou confirmação da morte de um paciente.

No início deste ano, surgiram rumores de que Jackson estaria com câncer de pele, informação que foi confirmada posteriormente. Ele estava sendo submetido a um tratamento para combater a doença.

Detalhes do atendimento

A parada cardíaca de Michael Jackson ocorreu na tarde desta quinta-feira (25), em sua casa em Holmby Hills. Os paramédicos foram chamados e chegaram à sua casa em oito minutos. Michael Jackson caído e não respirava.

O site TMZ, informou inicialmente que Jackson já estaria morto quando os paramédicos chegaram. No hospital, a equipe médica tentou ressuscitar por longo tempo, mas não obteve sucesso.

O socorro foi chamado por um dos empregados da casa de Jackson.

Ainda segundo a TMZ, paramédicos foram vistos realizando uma manobra conhecida como ressuscitação cardiopulmonar no cantor. Uma pessoa ligada ao artista contou que sua mãe, Katherine Jackson, o acompanhou até o hospital.

La Toya Jackson, irma do cantor, chegou ao hospital chorando muito, depois do pronunciamento da morte.

Michael deixa três filhos: Michael Joseph Jackson Jr., Paris Michael Katherine Jackson e Prince "Blanket" Michael Jackson II.

Biografia

Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 na cidade de Gary, no Condado de Lake, Indiana, EUA. Era o sétimo de nove filhos de Katherine e Joseph Jackson. Os pais, Michael e seus irmãos, Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya, Marlon, Randy e Janet viviam em uma pequena casa de dois quartos em Gary. O pai sustentava a casa trabalhando em uma usina siderúrgica. Por vontade da mãe, embora o pai fosse contra as crianças se converteram em Testemunhas de Jeová e passaram a pregar o evangelho de porta em porta.

O pai era extremamente rigoroso e mantinha as crianças trancadas em casa até que chegasse tarde da noite, mas os meninos sempre escapavam e iam cantar na vizinhança.
Os mais velhos costumavam tocar o violão do pai quando ele não estava em casa até que um dia Joseph os flagrou e se deu conta do talento dos filhos.

Michael Jackson começou a cantar aos cinco anos de idade e aos 11 ingressou na carreira artística, se apresentando com os irmãos, no grupo Jackson´s Five. No início da década de 70, ainda pela gravadora Motown, começou a carreira solo; anos depois, ficou conhecido como King of Pop, o Rei da Música Pop. No início dos anos 80, além de se tornar conhecido, foi o primeiro afro descendente a ter seus clipes exibidos no canal de músicas MTV.

Foi um dos poucos artistas a entrarem duas vezes para o Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem uma série de recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mais vendido de todos os tempos no planeta, cinco prêmios Grammy com o Jackson 5, 19 em sua carreira solo e 6 com a banda The Jacksons.

Viu 41 de suas canções chegarem ao primeiro lugar das paradas.

A vida pessoal de Jackson foi muito conturbada. A infância foi difícil, vivida em um grupo em que seus membros praticamente não tinham identidade própria, e sob as regras rígidas de um pai tirânico.

Quando atingiu a fama com sua carreira solo, Michael começou a agir de forma excêntrica, fazendo inúmeras plásticas e se tornando cada vez mais branco, por causa do vitiligo, segundo ele.


Teve cinco de seus álbuns gravados em estúdio como os mais vendidos no mundo: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e History: Past, Present and Future – Book I (1995). Mas, foi justamente por seus clipes como Beat It, Billie Jean e Thriller que ele se tornou muito popular. E com o clipe Billie Jean criou uma dança completamente nova, a moonwalk, a famosa ‘dança com os pés’.

O estilo único de cantar e a sonoridade das músicas de Michael influenciaram muitos artistas do hip hop, R&B e Dance.

Em 1994, casou-se com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley. O casamento durou dois anos.

Michael é pai de três filhos. O cantor foi acusado por inúmeras vezes de pedofilia mas, em 2005, foi julgado e absolvido das acusações.

Em 45 anos de carreira, sendo 38 anos solo, o cantor lançou 12 álbuns gravados em estúdio. São eles: Got To Be There (1971), Ben (1972), Music and Me (1973), Forever, Michael (1975), Off the Wall (1979), One Day in Your Life (1981), Thriller (1982), Farewell My Summer Love (1984), Bad (1987), Dangerous (1991), History: Past, Present and Future – Book I (1995) e Invincicle (2001).

Mais 12 coletâneas e edições especiais foram lançadas: The Best Of (1975), Anthology (1995), History: Past, Present and Future – Book I (1995), Blood on the Dance Floor (1997), The Millennium Collection (2000), Greatest Hits: History – Vol 1(2001), Number One (2003), The Ultimate Collection (2004), The Essential (2005), Visionary: The Video Singles (2006), Thriller: 25th Anniversary Edition (2008) e King of Pop (2008).

No próximo dia 13 de julho, Jackson começaria em Londres a série de 50 shows daquela que seria sua última turnê. Os ingressos já estavam quase todos vendidos.

Polêmicas e escândalos

A vida do cantor foi marcada por escândalos e polêmicas, envolvendo sua transformação física.

Construiu para si um rancho na Califórnia que tinha em seus jardins um parque de diversões e um zoológico. O portão era feito de ouro.

Ele foi acusado de pedofilia em 2004, por um dos muitos garotos que frequentavam seu rancho Neverland. Jackson sempre negou as alegações. Durante a investigação, o perfil de Jackson foi examinado por um psiquiatra, o Dr. Stan Katz, que levou várias horas analisando o cantor e também seu acusador. Katz concluiu que Michael tinha a mente de um garoto e não se encaixava no perfil de um pedófilo.

Seu julgamento durou cinco meses, terminando no final de maio de 2005. Durante o julgamento, o cantor sofreu de estresse e grande perda de peso, que viria alterar sua aparência.

Em junho, Jackson foi absolvido de todas as acusações, por falta de provas. Depois do julgamento, ele abandonou Neverland e se mudou para o Bahrain, nos Emirados Árabes.

Recentemente, foi diagnosticado que o cantor estava com câncer de pele e então começou o tratamento de quimioterapia. Mesmo assim, ensaiava arduamente para a empreitada de shows que marcaria sua retomada aos palcos, em julho próximo.

Veja fotos de Neverland, o sonho de Michael Jackson

Nenhum comentário:

Postar um comentário